AEE
Atendimento Educacional Especializado
Nossa escola, na perspectiva de uma educação inclusiva, oferece aos alunos (que necessitem) o atendimento educacional especializado; no qual, identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, visando à plena participação e integração do aluno no ambiente escolar.
Também é função do AEE oferecer aos alunos, ferramentas em que o mesmo construa seu conhecimento, através de situações/problemas, conseguimos exercitar e estimular seu desenvolvimento cognitivo, logo facilitando sua aprendizagem.
Segue algumas fotos de atividades desenvolvidas pela professora do AEE Lívia Pelegrini Brianez na Escola Municipal João Baroni:
A professora confeccionou os personagens e as casinhas da história: Os três porquinhos. Assim, a aluna Jade (acima) pode vivenciar com mais clareza o conto.
Raynara e Micheli Letícia e Rafael
Abaixo, os alunos estão recontando a história: O sanduíche da Maricota.
Letícia, Eduardo e Jade
Jonas e Amanda
A professora elaborou um material (abaixo), onde o aluno desenvolve operações de adição:
A aluna Micheli (abaixo) orientando sua amiga a colocar o objeto, no local correspondente a sua letra inicial.
Jonas (abaixo), relacionando a quantidade de palitos ao número correspondente.
Placa das vogais.
A aluna (acima), está relacionando os objetos a letra inicial em seu pote correspondente.
Abaixo, Amanda desenvolvendo a atividade de construção das palavras.
Abaixo, Amanda desenvolvendo a atividade de construção das palavras.
Kerolay (abaixo) relacionando a quantidade de prendedores, ao número em que a professora orientou.
A aluna (acima), desenvolvendo o sentido do olfato.Para a orientação temporal, foi confeccionado um calendário tátil (abaixo), com objetos relacionados a rotina do aluno.
Jogo da memória tátil (abaixo), para que a aluna desenvolva sensibilidade nos dedos.
Desenvolvendo o sentido do olfato.
Através de produtos como: sabão em pó, café, chocolate em pó, ervas desidratadas, temperos, etc.
“Há duas formas para se viver a vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.”
Desenvolvendo o sentido do tato.
Relacionar, através do toque, o objeto ao pote correspondente.
Aluno (abaixo), desenvolvendo a atividade de relacionar a forma geométrica (destacada por cores) em sua sombra correspondente.
Relacionando os palitos, aos potes com cores correspondentes.
Alunos formando as palavras de acordo com as figuras:
Rafael (abaixo), somando os valores dos produtos de supermercado, de acordo com os preços sugeridos na embalagem.
Músicas com a bandinha:
Eduardo (abaixo), montando o quebra cabeça, sobre o desenvolvimento humano.
“Há duas formas para se viver a vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.”
Albert Einstein
Olhar o aluno como ser único, respeitando suas diferenças e seu ritmo de aprendizagem, encontraremos o caminho certo para uma educação de qualidade e valores.